quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Microscópio Mais Potente do Mundo

Quando nós ‘vemos’, usamos nossos olhos e vemos porque a luz se reflete dos objetos que estamos vendo. Apague a luz e teremos muita dificuldade em ver. Para ver objetos tão pequenos para os vermos apenas com nossos olhos usamos um microscópio. A luz do objeto que queremos ver é ampliada com lentes num microscópio e veremos uma imagem virtual daquele diminuto objeto.

O menor objeto que podemos ver com um ‘microscópio óptico”é de cerca 500 nanômetros. Um nanômetro é um bilionésimo (isto é, 1.000.000.000º) de um metro. Assim o menor objeto que você pode ver com um microscópio é cerca de 3000 vezes menor que a espessura de um fio de cabelo. Bactérias são de cerca 1000 nanômetros de tamanho. A razão pela qual não podemos ver nada menor é porque esses microscópios utilizam luz. Não pensamos na luz como tendo tamanho, mas a luz visível é de aproximadamente 500-800 nanômetros. Para ver qualquer coisa menor, precisamos de um microscópio mais potente.

Microscópios eletrônicos ‘veem’ objetos usando elétrons em vez de luz. Elétrons são muito menores que o comprimento de onda da luz visível e assim objetos bem menores podem ser vistos com esses microscópios eletrônicos. As imagens que você obtém com um microscópio eletrônico são em preto e branco porque necessitamos de luz visível para ter cores. Algumas vezes vemos imagens de microscópio eletrônicas que tem cores. Essas cores são adicionadas pelos cientistas, como Dennis Kunkel, para ajudar a ressaltar coisas importantes ou às vezes porque parecem apenas modernas.

Os microscópios mais poderosos do mundo não vêem coisas com luz ou mesmo com elétrons. Eles vêem coisas sentindo, sentindo como uma ponta bem afiada na extremidade de alguma coisa que se parece como uma agulha. Às vezes cientistas colocam nanotubos de carbono na extremidade para fazê-la ainda mais afiada. Uma ponta assim tão aguda tem o tamanho de alguns poucos átomos. Uma ponta tão afiada que à medida que se move ao longo de alguma coisa ela sente sua forma. Esses poderosos microscópios são chamados microscópios de força atômica, porque eles podem ver coisas pela forças entre os átomos. Assim, com um microscópio de força atômica você pode ver coisas tão pequenas quanto uma cadeia de ADN (DNA) ou mesmo átomos individuais. Esses microscópios usam computadores para ajudarem a converter a informação obtida pelo toque na amostra, de modo a torná-la uma visão tridimensional do objeto. Deste modo, com o microscópio mais poderoso do mundo, cientistas são capazes de ‘ver’ ADN e relatar que ele é uma hélice dupla exatamente como Watson e Crick mostrara cerca de 50 anos atrás!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário